Sobre a MUSGO

MUSGO é uma associação cultural sediada em Sintra. Constitui-se como interface legal que permite a colectivos de artistas criar e produzir projetos ecléticos na área das artes performativas.

A MUSGO iniciou a sua actividade o ano passado, associando-se à Revista CAIS, no âmbito do “Aventurarte”, um projecto de intervenção sociocultural (criado e organizado pela Associação CAIS, com o apoio de outras instituições como a Fundação AMI, a Ajuda de Mãe, a Santa Casa de Lisboa, os Albergues Nocturnos, entre outras) destinado a pessoas em situação extrema de pobreza e exclusão social. Corroborando um dos objectivos centrais da CAIS- «aquisição mútua de experiências de desenvolvimento pessoal e social» - as actrizes Regina Gaspar e Rute Lizardo propuseram uma «tarde dramática» (exercícios de expressão corporal e dramática, team-building e impro). A sessão, única, decorreu no dia 28 de Junho, na Casa do Alentejo, em Lisboa, para cem participantes.

A MUSGO colaborou, também, com o Projecto NAVE (Núcleo Artístico para Vôos Experimentais), um centro de criação, produção e divulgação artística, sediado numa escola semi-devoluta cedida pela Junta de Freguesia de Carnide. Aí apresentou a performance “Sublimação”, um projecto de Mário Lisboa Duarte, Regina Gaspar e Ricardo Soares.

Na senda da poesia, a associação produziu, em 2013, o projecto “Poesia à Mesa”, um ciclo de leituras concebido para espaços de cafetaria e restauração, que decorreu no Legendary Café, em Sintra. Com a coordenação de Regina Gaspar, contou com a participação dos actores Miguel Loureiro e Diogo Dória.
Desenvolve, no Centro Cultural Olga Cadaval, o projecto “Viagem ao Centro do Teatro”, que propõe, ao público infanto-juvenil, uma visita pedagógica (artística e técnica) a este espaço cultural sintrense. Um projecto de Paulo Campos dos Reis e Susana Gaspar, ainda disponível, sob marcação.

Produziu, em 2013, em co-produção com o Anima de Teatro (Amora), na Quinta da Regaleira, em Sintra, o espectáculo de teatro “Ou Quixote”, visto por mais de 2500 espectadores. “Ou Quixote” apresentar-se-á, em Janeiro, no espaço do colectivo teatral “O Bando”, em Vale de Barris, Palmela. A direcção artística está a cargo de Paulo Campos dos Reis.

Produz, neste momento, “Ulisses- a partir da Odisseia, de Homero”, também na Regaleira, espectáculo de teatro para o público infanto-juvenil, com direcção artística de Mário Trigo. Estará em cena até Junho de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário