quinta-feira, 10 de abril de 2014

ULISSES na Regaleira


 Imagem intercalada 4 Imagem intercalada 5

Depois do sucesso alcançado com “O Principezinho na Quinta da Regaleira”, o espectáculo de teatro de rua para a infância e juventude mais visto de sempre naquele monumento histórico de Sintra – cerca de 17 mil espectadores -, a Musgo – Produção Cultural, em co-produção com a Fundação Cultursintra, apresentam, agora, mais um clássico da literatura universal, “Ulisses – a partir da Odisseia, de Homero”.

Em formato de sala, mais intimista, “Ulisses” tem banda sonora original e aposta na cuidada adequação da linguagem e conteúdos da poesia de Homero à faixa etária a que se destina.

O espectáculo selecciona algumas das mais empolgantes aventuras de Ulisses no seu regresso a Ítaca, como é o caso do episódio da visita ao mundo dos mortos ou o do ciclope Polifemo, que o herói, num golpe de astúcia, consegue ludibriar.

Uma oportunidade imperdível para, de um modo divertido e pedagógico, introduzir os mais novos numa obra seminal da literatura ocidental de todos os tempos.

De 7 de Dezembro de 2013 a 15 de Junho de 2014, um espectáculo para maiores de 6 anos. Sábados às 16 horas e domingos às 11h. No interior da Oficina das Artes.

Imagem intercalada 6 Imagem intercalada 7

SINOPSE

No Olimpo, monte onde habitam os deuses gregos, decorre um concílio visando a libertação de Ulisses. A deusa Atena intercede por ele e Hermes, o mensageiro de Zeus, é indigitado para voar até à ilha de Ogígia com instruções claras para o libertar. O heroi ali se encontra, refém da deusa Calipso.

Ulisses constrói uma jangada com objectivo de seguir viagem pelo mar Egeu e regressar a Ítaca- ilha onde possui o seu palácio e o esperam a sua esposa, Penélope, o seu filho, Telémaco, e ainda o seu velho pai, Laertes.

Em meio das suas rigorosas viagens, um dos povos que o acolhe, o dos Feaces, pede-lhe que descreva as aventuras por que passou.

Os mesmos Feaces transportam-no até Ítaca, onde o espera Atena.  A deusa e o herói tecem um plano para, juntos, afastarem os homens que pretendiam ocupar o seu trono.

E será que ao fim de vinte anos, Ulisses reencontra Penélope?

Imagem intercalada 3

DE 7 de DEZEMBRO de 2013 a 15 de JUNHO de 2014

SÁB: 16H | DOM: 11H

Disponível durante a semana para escolas e grupos organizados, sob consulta e marcação através de reservas@musgo.com.pt ou do tel. 938 598 247.


Quinta da Regaleira, Sintra – Jardim Oficina das Artes

Avenida Barbosa du Bocage 5, 2710 Sintra


Bilhete normal: 7€* | Escolas e grupos: 5€

*Desconto de 20% para clientes CP passe mensal ou titulo de transporte válido; grupos com mais de 10 pessoas (inc.); sócios People Family Club. Condições especiais para portadores de Cartão Cultura Sábado. Descontos aplicáveis apenas no local e mediante apresentação de comprovativo. Ofertas não acumuláveis. Descontos apenas aplicáveis ao bilhete normal.

INFORMAÇÕES e RESERVAS

Quinta da Regaleira / Fundação Cultursintra, FP 219 106 650

MUSGO Produção Cultural 938 598 247 | reservas@musgo.com.pt

Ticketline 1820 (24 horas) | www.ticketline.sapo.pt

Bilhetes à venda
bilheteira da Quinta da Regaleira | www.ticketline.sapo.pt | Fnac | Worten | C. C. Dolce Vita | El Corte Inglês | Casino Lisboa | Galeria Comercial Campo Pequeno | Lojas ViagensAbreu | MMM Ticket | C.C. Mundicenter | Ag. A.B.E.P.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A MUSGO

MUSGO é uma associação cultural sediada em Sintra. Constitui-se como interface legal que permite a colectivos de artistas criar e produzir projetos ecléticos na área das artes performativas.MUSGO é uma associação cultural sediada em Sintra. Constitui-se como interface legal que permite a colectivos de artistas criar e produzir projetos ecléticos na área das artes performativas.

A MUSGO iniciou a sua actividade o ano passado, associando-se à Revista CAIS, no âmbito do “Aventurarte”, um projecto de intervenção sociocultural (criado e organizado pela Associação CAIS, com o apoio de outras instituições como a Fundação AMI, a Ajuda de Mãe, a Santa Casa de Lisboa, os Albergues Nocturnos, entre outras) destinado a pessoas em situação extrema de pobreza e exclusão social. Corroborando um dos objectivos centrais da CAIS- «aquisição mútua de experiências de desenvolvimento pessoal e social» - as actrizes Regina Gaspar e Rute Lizardo propuseram uma «tarde dramática» (exercícios de expressão corporal e dramática, team-building e impro). A sessão, única, decorreu no dia 28 de Junho, na Casa do Alentejo, em Lisboa, para cem participantes.

A MUSGO colaborou, também, com o Projecto NAVE (Núcleo Artístico para Vôos Experimentais), um centro de criação, produção e divulgação artística, sediado numa escola semi-devoluta cedida pela Junta de Freguesia de Carnide. Aí apresentou a performance “Sublimação”, um projecto de Mário Lisboa Duarte, Regina Gaspar e Ricardo Soares.

Na senda da poesia, a associação produziu, em 2013, o projecto “Poesia à Mesa”, um ciclo de leituras concebido para espaços de cafetaria e restauração, que decorreu no Legendary Café, em Sintra. Com a coordenação de Regina Gaspar, contou com a participação dos actores Miguel Loureiro e Diogo Dória.
Desenvolve, no Centro Cultural Olga Cadaval, o projecto “Viagem ao Centro do Teatro”, que propõe, ao público infanto-juvenil, uma visita pedagógica (artística e técnica) a este espaço cultural sintrense. Um projecto de Paulo Campos dos Reis e Susana Gaspar, ainda disponível, sob marcação.

Produziu, em 2013, em co-produção com o Anima de Teatro (Amora), na Quinta da Regaleira, em Sintra, o espectáculo de teatro “Ou Quixote”, visto por mais de 2500 espectadores. “Ou Quixote” apresentar-se-á, em Janeiro, no espaço do colectivo teatral “O Bando”, em Vale de Barris, Palmela. A direcção artística está a cargo de Paulo Campos dos Reis.

Produz, neste momento, “Ulisses- a partir da Odisseia, de Homero”, também na Regaleira, espectáculo de teatro para o público infanto-juvenil, com direcção artística de Mário Trigo. Estará em cena até Junho de 2014.